A quarta e última proposta da cadeira de Design e Comunicação Visual foi a realização de uma infografia.
Antes de falar sobre o trabalho em si, pretendo explicar em o que consiste uma infografia. As infografias são representações gráficas de informação. Esses gráficos são utilizados quando a informação precisa de ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, no meio jornalístico, manuais, entre muitos outros exemplos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo-se utilizar graças à combinação da fotografia, desenho e texto.
Antes de realizar o meu trabalho andei a pesquisar na internet diferentes infografias, sobre os mais variados temas, desde a política ao desporto, passando pelo meio ambiente, saúde ou moda. Alguns dos trabalhos que me chamaram a atenção tinham presente o mapa de Portugal. Por isso optei por fazer o mesmo. A escolha do tema não se revelou difícil. Optei por fazer sobre a educação em Portugal, e mais precisamente sobre as Universidades Públicas que existem em território nacional.
Ao princípio tencionava fazer com os dados das instituições, como a data da fundação e o número de alunos. Contudo após umas tentativas no Photoshop, percebi que o trabalho iria ficar muito confuso com as setas e o texto todo junto.
Assim escolhi um mapa de Portugal das estradas onde é possível verificar os meios de comunicação e as localidades, para depois ligar com setas as universidades. Procurei na internet sobre todas as instituições de ensino superior público no nosso país e arranjei os símbolos, que serviram como legenda para o mapa. Mais, as setas vão desde os símbolos para a localidade em si, pois há universidades que estão sediadas em mais que um sítio.
Fiz este trabalho nos programas Ilustrator e Photoshop e utilizei algumas ferramentas como a da cor, pontos e traços.
Este trabalho serviu para realizar uma infografia que permite-me conhecer melhor a localização das instituições de ensino superior, e aprender mais sobre este método de informação cada vez mais utilizado pelos media.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário